Uivar é uma forma de vocalização do cachorro, do mesmo jeito que nos comunicamos com a voz o cão se comunica através dos sons, sons estes que podem ser latidos, rosnados e uivos, no artigo de hoje vamos abordar o tema “porque o cachorro uiva“.

A milhares de anos atrás em uma época que ainda não existiam os cães domésticos, os lobos é que dominavam a floresta. E o Uivo era um habito muito frequente usado para a comunicação entre os lobos da matilha, pode não parecer mais cada lobo ou cachorro tem um uivo diferente, e era assim que os lobos se comunicavam uns com os outros a fins de proteção e manutenção de sua matilha.

Com o passar dos tempos os lobos foram sendo domesticados e se transformaram no que  conhecemos hoje como os cães domésticos, e o habito de uivar descende da época dos lobos, já que hoje em dia os cães não tem tanta necessidade de usar este recurso o uivo vem diminuindo a cada geração.

Mais o meu cachorro uiva, o que pode ser?
Sim, o seu cachorro ainda pode apresentar os sinais de seus antepassados, uma das formas mais frequentes em que ainda ouvimos o uivo de um cachorro e quando uma cadela esta no cio, neste caso o cachorro uiva para mostra uma certa dominância, assim avisando a outros cachorros machos que ele esta na área, a ainda outros casos e que o seu cachorro pode apresentar esse comportamento, por exemplo: se seu cachorro fica muito tempo sozinho em casa ele pode apresentar o uivo como forma de ansiedade, existe até o termo cientifico para tal episodio que se chama “síndrome da ansiedade da separação“.

Como resolver o problema do uivo nos cães?
Como dito anteriormente o uivo dos cachorros são na maioria dos casos uma forma de vocalização e comunicação entre ele, mas em alguns casos o uivo excessivo pode ser apenas por um mau hábito ou comportamento.

Então, se seu cachorro uiva com bastante frequência você deve ficar atento ao estilo de vida que ele esta levando. Procure fazer atividades físicas diárias, brinque bastante com ele, caso não tenha tanta disponibilidade para as atividades físicas procure deixar ossos ou brinquedos a disposição de seu cachorro, em casos mais extremos procure alguém para passear com o seu cão, o famoso psicólogo canino Cesar Milan costuma falar em seus programas que um cachorro cansado e um cachorro feliz, aderindo a esses tópicos citados acima o problema com o uivo pode diminuir bastante ou ate desaparecer.

Quais as raças de cachorro que mais uivam?
No caso dos cachorros algumas raças costumam uivar bem mais que as outras entre elas estão o Samoieda, Malamute do Alaska e o Husky Siberiano.