A maioria das pessoas que estão interessadas em adotar um cão normalmente se concentram no que tipo de cachorro que deseja ter.

Conseguir um cachorro vai garantir que você tenha o melhor amigo para os próximos 8 a 12 anos, dependendo da raça, mas adotando um cão resgatado mais velho é como recompensar o cão que passou por várias experiências.

Quando você adota um cão mais velho você geralmente não precisa se preocupar com o treinamento e dedicar horas e horas como para os filhotes. Cães mais velhos são mais fáceis nesse sentido uma vez que não requer muito tempo e esforço de sua parte para aprender.

Por outro lado, você pode descobrir alguns problemas de saúde imprevistos no cão mais velho que um veterinário pode ter negligenciado. Esta é definitivamente uma das desvantagens para a obtenção de um cão mais velho, mas se você está empenhado em resgatar um animal, este pode não ser um grande empecilho.

Cães mais velhos que foram resgatados podem ser um pouco mais agressivo do que você esperaria, já que eles precisaram lutar por tudo. Uma vez que o cão se acostuma com você, com a sua família e observa que sempre haverá comida, água e exercício todos os dias, e que não haverá qualquer negligência ou abuso, você vai ver que o lado agressivo começando a desaparecer. Este é mais um momento particularmente gratificante que você pode ter com um cão mais velho que você ajudou a salvar.