Um dos casos mais discutidos entre as famílias é em relação à permanência ou acesso do cachorro em locais como cama e sofá, no post de hoje vamos abordar o quesito “cama”, então, posso ou não posso deixar meu cachorro dormir em minha cama?

Como em todos os casos na vida, existem as vantagens e as desvantagens de deixar o seu cão dormir na sua cama, e nos tópicos abaixo vamos dar uma síntese sobre eles e até vamos usar como base nosso caso pessoal, no qual possuímos dois cachorros, um labrador macho e uma Poodle fêmea.

Vantagens de deixar o cachorro dormir na sua cama

As vantagens de deixar o seu cachorro dormir na cama com você são inúmeras, todos os cachorros independente do seu porte, tamanho ou raça adoram está junto do dono, isso vem da genética canina, cães são animais de matilha, andam em bando, então nada mais juto que você deixe o seu cachorro dormir com você já que você é o líder desse bando.

Quando um cachorro dorme na cama do seu dono, a ansiedade do animalzinho diminui e ele se sente muito mais confortável, inclusive tendo um sono melhor, sono melhor siguinifica vida melhor e mais longa.

Além disso, quanto mais perto de você e o seu cachorro fiquem, maiores serão as chances de carinhos e brincadeiras, isso forma um elo muito maior entre você e seu cachorro, reforçando ainda mais a sua liderança. No nosso caso, temos uma Poodle que adora dormir na nossa cama e podemos afirmar que é uma delicia, quase não atrapalha nosso sono, às vezes ela fica tão espremida que parece que vai machucar, mas tenho certeza que ela adora.

Neste caso, ela não passeia na rua, e seu lazer é brincar com uma cordinha e o laser o dia todo, quando ela vai para a rua é para um passeio de carro ou um passeio na praia, mas se ficar suja vai logo para o banho.

Então, se não houver restrições entre o casal é mais que recomendado que você durma com o seu animalzinho de estimação.

Desvantagens de deixar o cachorro dormir na sua cama

Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens em deixar o seu cachorro dormir na sua cama, algumas delas estão relacionadas a questões de higiene, então, se o seu cachorro costuma passear na rua todos os dias, não é uma boa idéia deixar  subir em sua cama em hipótese alguma.

Outra questão que cai para o lado negativo é se o seu cachorro for muito grande, no nosso caso temos um labrador de 45 kg e ele não dorme na cama, mais o porque disso? O seu tamanho incomoda bastante o nosso sono, podemos até dizer que ele e um cachorro um pouco folgado e chega  achar que a cama é somente dele, com isso atrapalhando bastante nosso sono, para resolver este problema e deixar ele sempre perto da gente, resolvemos colocar a sua caminha bem ao lado da nossa, assim sempre estamos juntos e o sono de todos e quase sempre uma maravilha.

Esta regra vale também para os gatos?

Sim. Respeitando os itens anteriores a questão de deixar o gato dormir em sua cama é também uma ótima opção.