Muitos proprietários esperam que seu cão se comporte com a chegada do bebê em casa, mas na realidade você precisa preparar seu animal de estimação, pois uma grande mudança está chegando à vida do seu cão.

Provavelmente, o seu cão vai descobrir que algo de novo está ocorrendo, mesmo durante a gravidez, mas não sabe exatamente o que esperar. Durante esses nove meses, a coisa mais importante que você precisa fazer é estabelecer ou restabelecer-se como o único líder da casa.

O cão tem de aprender a ser submisso, e no caso de você precisar de ajuda profissional, contrate um treinador de cães para preparar o seu cachorro para a chegada do novo bebê.

Antes de o bebê chegar a casa, trazer uma peça de roupa utilizada pelo bebê para que o cão possa cheirar será muito importante. Então, segure o item em sua mão e deixar o cão cheirar. Não dê ao cão o item e simplesmente tirá-lo quando terminar. Você vai deixar o cão saber quem está lá, mas não está disponível em todos os momentos. Somente quando você permitir.

Quanto ao quarto do bebê, você deve treinar o seu cão para não ir lá sem a sua permissão. O cão precisa aprender que algumas coisas estão fora dos limites e você decide o que será permitido e quando. Quando você deixar o cão dentro do quarto, limitar o tempo gasto lá, instruindo o cão para sair quando o tempo acabou.

Quando, na verdade, introduzindo o cão para o bebê, o cão tem que ser capaz de farejar o bebê, mas manter distância. A pessoa que segura o bebê precisa ser calma para não agitar o cão. Em qualquer caso, ser calmo vai sinalizar para o cão que tudo está perfeitamente bem e vai ficar assim.