Hoje em dia no Brasil muito animais estão sofrendo de abandono, e este número só faz aumentar, então para evitar o sofrimento destes animais que vivem vagando pelas ruas de nossas cidades sem ter o que comer e onde dormir, a realização de um procedimento simples pode evitar que essa situação se alastre ainda mais, neste caso a castração é uma boa ideia.

Existem muitos mitos, verdades e desvantagens, que cercam o tutor na hora de decidir pela cirurgia de castração, confiram alguns deles:

Vantagens da castração em cães e gatos:
As vantagens da castração em cães e gatos são muitas, entre elas as que têm mais destaque são:

  • Antes do primeiro cio da cadela a castração pode diminuir em até 90% as chances de ela desenvolver o câncer de mama e também existe a chance de diminuir significativamente o tumor de útero.
  • Já nos cachorros e gatos a castração reduz bastante as chances do surgimento do câncer de próstata, além de deixar o cão e os gatos muito menos dominantes e agressivos.

Desvantagens da castração em cães e gatos:
Talvez a principal desvantagem de se efetuar a castração em seu animal de estimação seja o preço, hoje em dia as clínicas veterinárias cobram um valor um pouco alto para a realização deste procedimento. A falta de hospitais veterinários públicos no Brasil inviabilizam a castração para população com menor poder financeiro.

Além disso, existem os riscos relacionados a cirurgia, que é bastante pequeno, mas existe, principalmente no pós cirúrgico e durante a anestesia.

Se a castração não for feita nos primeiros anos de vida do animal o risco reduz bastante, já os riscos da castração em animais idosos só compensam se houver risco a vida do animal.