Quando o cachorro deixa de ser filhote? Essa é uma das perguntas que você já deve ter feito, além da curiosidade em saber quando isso irá ocorrer é importante ficar ciente das mudanças que seu animal está passando.

Até quando o cão é considerado filhote?

O cão só deixará de se filhote quanto atinge a sua maturidade, que irá depender do tamanho e da raça, dessa forma não será possível determinar apenas com a idade do animal para dizer se ele é filhote ou não.

Caso o seu cão seja de pequeno porte como os cães da raça Maltês, Shih Tzu ou Chihuahua, ou você possui um cão de médio porte como os Basset, Shar Pei ou cocker spaniel, seu cão não será mais um filhote por volta dos 10 a 12 meses.

Já no caso dos cães de grande porte como o Labrador Retriever, Pastor alemão ou Husky e os de gigante como o São Bernardo, o Dogue Alemão ou o Mastim Napolitano, deixam de ser filhotes por volta dos 18 meses de vida. Por isso, os cães de grande e gigante porte tende a ser mais infantis que os cães de pequeno e médio porte.

Como uma das principais mudanças na vida do cão nessa fase é a mudança da ração Junior para adulto é importante consultar o médico veterinário, para que ele possa sugerir o momento ideal para que você faça essa mudança.