Inicialmente quando temos a ideia de ter um cachorro, uma pergunta que logo vem em mente é quanto custa criar um cachorro? Essa pergunta tem diversas respostas, então para você que está pensando em adquirir um filhote aqui vai algumas dicas que o ajudarão bastante a formar um orçamento, em torno dos custos do animal.

Muitos pensam logo de cara que o custo de se criar um cachorro é basicamente o preço da sua compra, mas isso é um engano, o preço de compra de um cachorro é o item mais barato que se pode imaginar. Como hoje em dia está na moda adotar cães em feiras, e essa ideia é muito recomendada, pois  ao adquire esse animal, você estará dando a chance dele ter uma boa vida, já que seu destino seria perambular pelas ruas.

Então, agora que você já sabe que o preço de compra do animal não irá influenciar em seus gastos durante a vida, o que você tem que calcular é principalmente:

Tamanho e porte do seu cachorro:
Os cachorros maiores são muito mais caros de se manter, isso se dar por conta da sua alimentação e de alguns remédios que são medidos a partir do peso do cachorro. Para se ter idéia um vermífugo (remédio de verme) para um Poodle de 8 kg fica na faixa de preço de R$ 20,00 reais, já para um Labrador de 45 kg esse preço sobe para R$ 80,00 lembrando que o vermífugo deve ser realizado no mínimo duas vezes ao ano.

Tipos de pelo:
Outro item bastante importante na hora de fazer esse cálculo é o tipo de pelagem do seu animal, os cachorros de pelo cerrado ou curto tem uma manutenção muito mais baixa. Já os de pelos compridos precisam de uma visita ao pet shop com certa frequência, no mínimo de uma vez ao mês. Para se ter uma ideia o preço de um banho e tosa e pode varia entre 20 e 50 reais.

Vacinas:
As vacinas são uma ordem para todos os tipos de cachorro, então, isso não ira influenciar no preço da criação, em geral os cães tem que tomar 3 vacinas por ano, e esse valor fica na faixa dos 120 a 150 reais, independente do porte do animal.

Ração:
Outro item que pode pesar bastante no bolso de quem pretende criar um cachorro é sem dúvidas o preço das rações, lógico que existem rações de todas as faixas de preço. As rações são divididas em varias categorias, entenda um pouco:

Ração Comum – São as vendidas em supermercados e não tem uma boa qualidade nutricional, tem apenas o essencial para a sobrevivência do animal;
Ração Premium – São as rações de uma qualidade melhor, nelas já são utilizados nutrientes de melhor qualidade;
Ração Super Premium – São as tops no quesito rações, essas rações costumam ter o máximo de nutrientes e suplementos necessário na dieta do seu pet.