Cerca de 98% dos filhotes nascem com vermes que contraem ainda no útero materno. Os vermes intestinais não apresenta uma ameaça séria à saúde do seu cão, mas eles são bastante comuns. Os vermífugos vendidos no mercado para os filhotes de cães elimina de forma efetiva os vermes, lembrando que é de extrema importância administrá-los no tempo e na quantidade adequada para eliminar todos os parasitas presentes em seu filhote.

Ação do vermífugo:
Os vermífugos tem ação rápida e são bastante eficazes, mas eles apenas conseguem eliminar os vermes adultos presentes no intestino do filhote. Por isso, os ovos que os vermes produzem ou até mesmo os vermes recém-nascidos acabam não sofrendo ação da medicação. Por esse motivo, para se livrar completamente dos vermes o vermífugos deve ser aplicado de três a quatro doses para que o filhote esteja completamente livre dos parasitas. Por isso, ao longo de um período que corresponde de seis semanas a dois meses será necessário fazer uso do medicamento.

Qual intervalo entre uma dose e outra?
A segunda, terceira e quarta dosagem do vermífugo devem ser tomadas no tempo certinho do ciclo de vida do verme. Pois a medicação será eficiente apenas contra os vermes adultos e neste caso será necessário esperar que os ovos postos pelos primeiros vermes se tornem adulto para serem eliminados, esse ciclo leva em torno de duas semanas. Após ter administrado a segunda dose do medicamento (duas semanas após a primeira), a terceira dose do medicamento deverá ser administrado para ter certeza que não existe mais nenhum verme no animal. E para prevenção após duas semanas administre a quarta dose do vermífugo.

É muito importante fazer uso do vermífugo no meu filhote?
Para saúde do seu filhote é fundamental você administrar as três doses do vermífugo para eliminar todos os parasitas, mas caso o seu cão tenha um quadro grave e infeccioso, você deve seguir todo o ciclo (até a quarta dose do medicamento). Leve o seu cão para o veterinário e faça exames complementares para verificar se o seu cão está completamente livre dos vermes. Caso ainda seja encontrado vermes após os exames será necessário tomar mais uma dose do vermífugo ao seu filhote.