Quando o cão está com pelo bonito e brilhante é sinal de que sua saúde vai muito bem. Cada raça terá aparência diferente do revestimento devido ao comprimento, espessura e do tipo de pelo. Mas independentemente da raça, uma dieta adequada e equilibrada irá criar um pelo bonito e brilhante.

Então, o que significa se o seu cão está com o pelo opaco e sem vida? E como fazer para melhorar a aparência do pelo e deixá-lo bonito e brilhante? Veja a seguir, o porquê isso está ocorrendo e alguns remédios caseiros que irá dar brilho ao pelo do seu cachorro.

O que causa o pelo opaco e sem vida?
A primeira coisa que você deve se certificar é de como está à alimentação do seu cão e se existe algum problema médico que possa está afetando a aparência do seu cão. Por isso, aproveite para faze um check-up. Verifique se ele está com vermes, pois esse pode ser o motivo de seu cão esteja perdendo os nutrientes importantes para a vitalidade do seu pelo. Outros problemas como pulgas e carrapatos, problemas de tireóide, renais, etc. Podem está ocasionando a má qualidade do pelo do seu cão.

Remédios caseiros para dar brilho ao pelo do seu cão:
Depois de saber o porquê do seu cão está com o pelo opaco e sem vida, veja algumas dicas de o que fazer para que o seu cão volte a ter um pelo bonito, macio e brilhante.

  1. Sardinha, atum ou salmão: Alimentos ricos em ômega-3 e ácidos graxos são super saudáveis e ajudam a contribuir para um pelo saudável, além disso, o seu cão achará deliciosa a refeição quando estiver misturado com a sua ração.
  2. Escovação regular: Escovar regulamente o pelo do seu cão estimula o folículo pilosos, que aumentará a produção natural de oleosidade da pele que reveste o pelo e permita que ele fique brilhoso. Por isso, escove o seu cão ao menos uma vez ao dia.
  3. Banhos: O seu cão precisa tomar banho regulamente, mas não com muita frequência. Pois, como muitas vezes isso irá depender do comprimento do pelo e de que ele esteja sujo. Tomar banho uma vez por mês é uma boa orientação, já que é suficiente para manter o pelo limpo, pois caso o banho seja frequente você acabará removendo o óleo que reveste o pelo do seu cão. Por isso, caso o seu cão tome banho com maior frequência adquira um shampoo (que hidrate e não irrite a pele) e um condicionador (que contenha vitamina E). Alguns donos podem utilizar o leite de coco na pele do animal por alguns minutos antes do banho para que ao final do banho ele esteja com o pelo macio, bonito e brilhante.
  4. Óleos: Você pode misturar uma colher de sopa de óleo vegetal na colida do seu cão para manter a pelagem bonita e saudável. Tente utilizar o óleo de girassol, linhaça, azeite, coco ou de cártamo, mas não dê muito, pois isso pode ocasionar uma diarreia em seu cão.
  5. Ervas: Algumas ervas como a cavalinha (rica em sílica), é muito boa para a manutenção de um pelo saudável e forte. Já a Spirulina é um ingrediente natural que possui proteínas, vitamina B e carotenóides. Lembre-se de não exagerar na dosagem, sempre consulte o seu veterinário quando a posologia.