Se você percebe que seu cachorro apresenta manchas na pele, queda de pelo ou anda se coçando muito, saiba que ele pode esta com alguma doença de pele. As doenças de pele são muito comuns em cachorros e costumam aparecer em todas as épocas de sua vida. Confira a seguir, as principais doenças de pele que podem surgir em seu cachorro:

Alergia e dermatites
As alergias e dermatites são muito comuns e quase sempre não apresentam perigo para o animal, elas são causadas principalmente por mordidas de pulgas, poeira, pólen e produtos de limpeza.

Micose
As micoses costumam atingir principalmente os cachorros mais novos, e seu contagio se da através do contato com outros animais, ou objetos contaminados.

Sarna
A Sarna pode ser apresentada de varias maneiras e as mais comuns são a Sarna Sarcóptica (escabiose) e a Sarna Demodécia (Sarna Negra)

A sarna sarcóptica também conhecida com Escabiose é altamente transmissível ao homem e deve ser tratada com certa urgência e cautela.

A sarna Demodécia ou sarna Negra só atinge os cachorros e o contagio é feito da cadela para o filhote na amamentação ou entre cachorros que estejam infectados. A Sarna Demodécia não tem cura, mas possui controle, então assim que você perceber que seu cachorro pode esta sendo afetado pela doença é muito importante fazer o tratamento o mais rápido possível.

A sarna negra se manifesta inicialmente no focinho do cachorro e depois se espalha para todo o corpo e em casos severos podem levar o animal a morte.

Infecções por Bactérias
As infecções por bactérias ou Piodermites são geralmente causadas como consequência de outros problemas de pele como as alergias e sarnas, é muito comum nesses casos o animal abrir feridas na pele onde pode ocorre a invasão de bactérias. As infecções bacterianas precisam de um acompanhamento de um veterinário já que para a cura ocorrer será necessária a administração de remédios antibióticos.