Sangue nas fezes do cachorro é um problema que precisa de atenção, nem sempre está associado a uma doença grave ou até mesmo a uma doença, mas é preciso muita atenção e cuidado. Hoje vamos valar um pouco sobre esse assunto que assusta tantos proprietários de cães e gatos.

O Sangue nas fezes do cão ou gato não é algo comum, se sabe que uma série de doenças podem causar este tipo de inconveniente, então caso o seu animal esteja apresentando sangue nas fezes é bom procurar de imediato um aconselhamento veterinário.

Filhotes que passaram por mudança de casa no momento da adoção podem apresentar sangue nas fezes, porém esse sangue não pode durar mais que 1 dia, pois neste caso o filhotinho esta sob muito estresse devido a mudança de ambiente e o efeito colateral desta mudança pode ocasionar um pequeno sangramento no momento em que ele fazer o cocô.

A mudança de ração também pode fazer com que apresente um quadro de sangue nas fezes, as vezes o cachorro ou gato não se adaptam muito bem com a nova ração ou até mesmo a ração pode conter algum ingrediente que cause alergia ao pet.

Principais doenças que podem fazer surgir sangue nas fezes do cachorro:

Gastroenterite
A gastroenterite é uma inflamação gastrointestinal no animal. Neste quadro é b muito importante que seu cachorro seja socorrido imediatamente e faça uma série de exames para o diagnostico e tratamento desta doença, que se não tratada pode levar o seu cão a óbito.

Parvovirose
A Parvovirose é uma doença muito comum e contagiosa, ela é contraída por forma viral principalmente em cachorros que não são vacinados, esta doença pode ser contraída em um simples passeio onde o seu cachorro tem contato com outro cão que possui o vírus. A Parvovirose é mais comum em filhotes e pode levar o cão a óbito caso não seja tratada imediatamente. Os cachorros mais velhos também estão sujeitos a esta enfermidade, porém com uma frequência menor, se ele estiver com a vacinação em dia o risco é muito baixo.

Vermes
A importância da vermifugação dos cachorros é muito grande, se seu cão não recebe as doses corretas de remédio para verme uma infinidade de parasitas podem se instalar em seu intestino provocando assim o sangramento. Em casos de sangramento relacionados a vermes o que tem o maior destaque é necessitar de maior atenção a Giárdia.

Envenenamento
Este caso é bastante grave, hoje em dia existem pessoas muito maldosas e que podem envenenar o seu animal, porém se esse for o caso raramente o seu cachorro ou gato irá sobreviver. Mais em alguns casos o envenenamento pode não ser proposital e sim acidental, alguns alimentos e plantas são proibidos para nossos pets, então é sempre bom ficar atento ao que seu cachorro ingeriu e informar com detalhes a um veterinário.

Outros fatores que podem levar a seu cachorro ter sangue nas fezes:
Hemorróidas;
Infecção no reto;
Intolerância alimentar;
Alergias;
Infecção nas glândulas perianais.

Então, seguindo essas dicas e não dando bobeira, assim que você perceber que as fezes do seu cachorro contem sangue, leve imediatamente a um veterinário.