Os nossos animais de estimação também sofrem o mau hálito. E a forma mais eficaz para evitá-lo é escovando os dentes do seu pet diariamente. Confira em nosso post como dar adeus ao bafinho de onça do seu cachorro!

Escovar os dentes não é uma necessidade apenas para os humanos. Os nossos bichos de estimação também precisam que sua boca seja higienizada, dessa forma você evita o tártaro, a gengivite, os maus odores e até mesmo doenças cardíaca. Pois como a boca dos nossos cães é semelhante à nossa, acabam acumulando resíduos de alimentos que formam uma placa bacteriana nos seus dentes, e apenas com a escovação diária você consegue eliminar essas bactérias. É importante acostumar o seu cão a escovação desde cedo, assim será mais fácil de executar a tarefa.

Para proteger a boca do seu cão, será necessário:
Passo 1: Ter uma rotina de escovação, sempre no mesmo horário. Coloque o seu pet no colo e faça um carinho no focinho. E com o dedo, comece a fazer movimentos circulares em torno de sua boa e gengiva. Nesse momento ofereça um petisco. Dessa forma ele irá associar esse momento a algo prazeroso. Logo após, inicie passando um pouco de creme dental para pets (que você encontra em boa parte dos pet shops) em seu dedo e passe nos dentes do seu animal. É muito importante fazer diariamente a escovação, mais se por acaso você não tenha muito tempo para se dedicar a escovação do seu cão, faça a escovação uma vez por semana.

Passo 2: Após o seu cão já tenha se acostumado em fazer a escovação com o seu dedo, chegou a hora de começar a utilizar uma dedeira macia (que você também encontrará em pet shops). Você irá repetir os mesmos movimentos que foram feitas com o dedo. Coloque o creme dental na dedeira e limpe os dentinhos do seu cão.

Passo 3: Agora que o seu cão já se adaptou com a dedeira, você pode passar para uma escova de dentes macia (essa é especial para cães). Sempre inicie a escovação com movimentos circulares e em seguida aos movimentos de vaivém. Utilize o creme dental e repita novamente os movimentos.

O seu pet levará cerca de um mês para se adaptar com a escovação. Por isso é tão importante ele iniciar a escovação logo cedo, pois dessa forma não irá oferecer resistência a escovação.

Nunca escovei os dentes do meu cão e agora?
Caso o seu cão nunca tenha escovado os dentes, ele pode ter estimulado ao surgimento de doenças sérias em vários órgãos. Pois devido a inflamação na gengiva, pode ter liberado substâncias tóxicas na corrente sanguínea. Pois essas bactérias pode causar problemas cardíacos graves. Por isso, é muito importante fazer uma avaliação com um veterinário especialista em ortodontia uma vez ao ano, para que possa fazer uma limpeza profunda nos dentes. E caso seu pet já esteja com outros problemas, o veterinário indicará o tratamento mais adequado para o seu pet.