É muito comum ouvirmos relatos de que alguns cães estão tossindo, e isso é muito mais comum do que se imagina. Então se seu cachorro apresentar algum sinal sonoro que se pareça com uma tosse é bom ficar atento porque ele pode esta apresentando sintomas de algumas doenças respiratórias ou até cardíacas, algumas podem ser bastante graves, confira na nossa lista abaixo:

Bronquite crônica
Uma doença que se caracteriza pelo excesso de muco resultante de inflamações nas vias aéreas. Os cachorros mais acometidos pela bronquite crônica são os cães que são submetidos a muita poluição, principalmente fumaça de cigarro, então evite fumar junto de seu pet.

Doença cardíaca
As doenças cardíacas podem gerar algum tipo de tosse, principalmente se estiver relacionada a insuficiência cardíaca congestiva, que e o acumulo de liquido nos pulmões do animal, a tosse geralmente ocorre com mais freqüência no período noturno.

Colapso Traqual
Ocorre com mais frequência em cães tipo miniatura que tem o tamanho da traqueia diferente dos maiores, neste caso quando possui uma mudança da pressão nas vias aéreas ela pode entrar em colapso, levando a infecções e bronquite. O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Tosse nos Cães – Saiba o que pode ser

Tosse dos Canis
Uma doença que apresenta uma tose seca e é geralmente bastante contagiosa, então se seu cão frequenta canis e hoteizinhos caninos é bom ficar atento. Existe vacina contra a Tosse dos Canis. Mais caso seu animal seja contaminado, os sintomas irão durar em media 2 semanas e o tratamento é feito com antibióticos

Parasitas e infecções fúngicas
O seu cachorro pode esta sendo vitimado por parasitas ou fungos, e isso não leva apenas a tosse dos caninos, como também pode gerar uma leve perda de peso e febre. Os fungos devem ser tratados com uma medicação antifungo e os parasitas com vermífugos.

Corpos estranhos
Como muitos de nossos cãezinhos são um poço de curiosidade e cheiram e colocam tudo que vem na boca e em alguns casos isso pode ser bastante prejudicial, no caso de um engasgo com um pequeno objeto ou até mesmo como no caso de algumas plantas ou pedaços de plástico, que podem ficar grudados em sua garganta, provocando assim a tosse. A ida ao veterinário neste caso e imprescindível para que haja a correta remoção do corpo estranho.

Gripe(influenza) e pneumonia
A gripe é relativamente nova em cães, e se da através do vírus influenza, uma doença que inflama as  vias respiratória e tem uma alta taxa de contaminação.

Na sua forma mais leve a gripe apresenta vários sintomas do resfriado humano, e em seu caso mais grave pode evoluir para uma pneumonia que requer uma atenção muito maior e rápida, seu tratamento é feito com antibióticos.

Cinomose
A Cinomose é uma grave doença viral que não raramente pode levar a morte do animal. A Cinomose é altamente contagiosa e pode ser transmitida através das fezes e urina de um animal infectado. A Cinomose é mais comum em filhotes que ainda não receberam a vacina.