Em algumas situações o seu cachorro pode ficar agitado demais devido à mudança de sua rotina, como visita a um local desconhecido, durante uma tempestades, uma viagem, mudança de casa, por ouvir o barulho dos fogos de artifício ou por conhecer pessoas novas. Em alguns desses momentos o cão não consegui ficar quieto, levando a energia e a paciência do seu tutor. Em alguns desses casos pode ser que exista a necessidade, ou por ordens médicas a administração de um medicamento para o seu pet. Confira a seguir como dar um calmante para o seu cachorro.
O calmante está em uma classe de drogas que reduzem a excitação e agitação. É importante que saibam que nem todos os calmantes são seguros para o seu cão. Por isso, existe a necessidade de consultar um veterinário, saber as questões de segurança, a dosagem que irá ser administrada ao seu cão e os possíveis efeitos colaterais associados com tais medicamentos. Em boa parte dos casos os veterinários recomendam para os cachorros, o Acepromazina ou Promace, Clomipramina, Metetomidina, Diazepam e o Xanax.
Calmantes naturais
Esses medicamentos que foram citados acima devem ser prescritos por um veterinário, outra forma de acalmar o seu pet é utilizar calmantes naturais e fitoterápicos. Um exemplo de calmante natural bastante utilizado para humanos é o chá de camomila que também surte um bom efeito em cachorros mais agitados. Permitindo a uma noite mais tranquila para o seu cachorro, ela também pode ajudar a sanar o nervosismo e a ansiedade do cão.
Outro calmante natural à base de plantas para cães é o chá de valeriana, que ajuda a tratar a ansiedade, insônia e o nervosismo. Lembrando que a dosagem deve ser administrada em pequenas quantidades, pois uma overdose pode causar problemas gastrointestinais em seu cão.
No geral, os calmantes à base de plantas naturais não causam efeitos colaterais graves, quando comparadas aos calmantes químicos. Porém, o uso prolongado e contínuo de ambos os tipos de calmantes podem levar a sérios problemas de saúde do seu pet. Lembrando que esses efeitos secundários são mais preocupantes quando o animal faz usos dos calmantes químicos, pois em alguns estudos demonstraram que o uso de alguns medicamentos permitiu que o cachorro ficasse ainda mais ansioso. Por isso, se seu cão for fazer o uso de calmantes deve está sendo monitorado.
Se seu cachorro vive ansioso, estressado e com problemas de comportamento o que ele está precisando não é de remédios e sim de prática de exercícios. O exercício é a forma mais segura de acalmar e relaxar o seu cachorro, além promover a saúde e o bem está do animal.
Meu cachorrinho, um schnauzer ministura, já faz quase um ano, que gradativamente vem aumentando os sintomas de vomitos, diarreias (as vezes com sangue), percebo cólicas, evita comer, e agora esta com 18 meses, e notei que aumentou td isso. Levo no veterinário constantemente, já tomou antibióticos nos casos de maior gravidade, remédio p estômago, etc…. Já fez ultrassom, todos exames de sangue , e nada foi acusado. Veterinário disse q é um quadro de ansiedade e passou agora o Donarem, 1/2 cp por dia, durante 30 dias. Estou preocupada com esse tratamento. Será mesmo? Vc poderia me dar uma sugestão?
Moro em apartamento, só eu e meu marido, ele passeia duas vezes por dia, pq trabalhamos. Ele sp fica sozinho um período, por causa de nosso trabalho.
Em outubro do ano passado, ficamos 30 dias fora e deixamos ele na casa de uma amiga, que tb tinha cachorrinhos para ele brincar e se distrair, mas coincidência ou não , ficou doente, com crises de diarreias e vomitos, ficou prostafdo e quase morreu, e de lá para cá, percebi que a saúde dele ficou ainda mais fragilizada. Me preocupo, pq esse ano, terei que ficar novamente 30 dias fora e estou temerosa. O que fazer? Me ajude!!!!
Olá Sol!
Esses sintomas que você relatou pode ser uma gastroenterite canina. Tenho uma Poodle com o mesmos sintomas que o seu cão possui quando passa por uma crise. Ela conseguiu superar esse probleminha após a mudança da ração, que antes era Royal Canin (específica para raça) mas ela mostrava pouco interesse em comer, devido ao conselho do veterinário mudei para ração Biofresh Raças Pequenas (que é super premium e muito palatável) – você pode conhecer um pouco mais sobre ela no link a seguir – https://www.geracaopet.com.br/racao-biofresh-para-caes-adultos-racas-pequenas.
Há caso o seu cão passe por alguma crise novamente existe uma latinha que tem como principal função tratar o problema o nome dela é a Lata de Ração Royal Canin – Gastro Intestinal. Confira no link a seguir – https://www.geracaopet.com.br/racao-royal-canin-veterinary-gastro-intestinal-lata
Ola não sei o que fazer com meu cachorro quando estou em casa ele fica calmo nem parece que tem cachorro, mais quando saio de casa pra trabalhar ele começa a chorar latir e urvar quem escuta acha que esta sendo mal tratado. Não sei o que fazer sera que se fizer um calmante natural e dar pra ele vai resolver alguma coisa? Obrigada!
Boa noite!!
Não sei o que fazer com a minha cachorra mais, quando estou com ela, ela fica tranquila mais quando vou fechar a casa pra dormir ela faz maior bagunça me da até tristeza quando acordo.
Ela rasga a capa da minha máquina ela come as minhas plantas ela faz suas necessidades fora do lugar, rasga a minha toalha da mesa.
Se eu fizer um calmante natural vai resolver alguma coisa?
Meu cão fica muito tranquilo quando estou em casa. Quando saio ele late o tempo inteiro, uiva, fica desesperado.