A vermifugação em cães é um assunto muito importante e não deve ser negligenciado, como Brasil é um pais muito quente e úmido, gera um ambiente bastante propicio para a disseminação de uma enorme quantidade de vermes.

Os vermes ou  verminoses causam muitos problemas nos animais domésticos, e sua transmissão pode ocorrer por diversas maneiras, a forma mais comum é por via oral. Então, quando o seu pet estiver passeando pelas ruas, ele estará mais suscetível a contaminação de vermes que os animais que ficam apenas em casa.

Quais os principais Sintomas?
Os principais sintomas que indicam que o seu animal pode esta sendo vitima das vermes são:
– Animal fica arrastando o bumbum no chão;
– Diarréias com ou sem sangue;
– Vômitos frequentes;
– Dor Abdominal;
– Perda de Peso.

Como dar o remédio de verme ao meu pet?
Os vermífugos são muito fáceis de serem dados, uma dica muito eficiente é misturar o comprimido dentro de um petisco. Assim o seu pet não percebera nem que esta tomando o remédio.

No caso dos pets que não aceitem tomar o remédio mesmo disfarçados no petisco, a dica é colocar o remédio dentro da boca do animal, segurar o seu focinho e levantar suavemente sua cabeça, esperando que ele engula.

Então qual a frequência da vermifugação?
Em casos especiais, como no caso de um filhotinho, o tratamento deve ser iniciado na sua segunda semana de vida.

Já nos cães adultos, a necessidade da vermifugação se torna maior, principalmente se ele sair na rua com frequência, neste caso é bom vermifugar o cão no mínimo a cada 6 meses.

Se você tiver mais de um cão em casa, o indicado é fazer a aplicação do vermífugo em todos os pets ao mesmo tempo. E se um dos pets não for vermifugado poderá transmitir os parasitas para outro pet já vermifugado e o tratamento não surtirá o efeito desejado.

É muito importante ficar atendo a segunda dose do vermífugo, pois o ciclo dos vermes deve ser fechado, pois haverá risco de uma nova infestação caso a não seja feito a vermifugação no tempo correto.

Qual remédio de verme devo dar ao meu cão?
O mais indicado neste caso é procurar uma clinica veterinária, somente o veterinário poderá falar qual será um bom remédio de verme para o seu cão. O veterinário levará em conta os principais parasitas que atacam seu cão em determinada região do pais.