Lamber é um comportamento instintivo dos cães e eles usam para se comunicar com as pessoas e outros animais. Quando o seu cão lambe o seu rosto, ele poderia estar tentando enviar uma mensagem para você, coletar informações sobre você, mantê-lo limpo, ou simplesmente desfrutar da sensação prazerosa de lamber.

Mas afinal, porque os cães lambem?

Afeição
O seu cão lhe ama. Ao lamber o seu rosto o seu cão está demonstrando afeto e esse é um comportamento que eles aprendem ainda filhote com sua mãe. Lamber fortalece os laços familiares. Um cachorro lambendo o seu rosto está expressando seu afeto por você e tentando fortalecer o vínculo familiar que ele tem com você.

Respeito
O seu cão te respeita. Quando o cão lambe o seu rosto, ele pode estar comunicando que ele reconhece você como líder, respeitando você e sendo assim submisso.

Prazer
O seu cão gosta de lamber e esse ato libera endorfinas prazerosas ao cão e que muitas vezes lhe dá uma sensação de conforto e segurança. Seu cão pode lamber o seu rosto, simplesmente porque ele se sente bem.

Colher informações
Seu cão é curiosos sobre como você está sentindo. Como os cães possuem receptores especiais no nariz e boca, ele usa para interpretar as moléculas aromáticas encontras no nosso suor. Lambendo o rosto do seu dono, o cão é capaz de determinar se você está feliz, se sentido estressado ou triste.

Fome
Se seu cão está com fome ele pode utilizar a lambida para se comunicar e dizer que está com fome. Os filhotes de cachorro lambem os lábios de suas mães para estimular o reflexo de regurgitação para que eles possam comer a comida de suas mães. Tal como os seus ancestrais lobos, cães selvagens lambem o rosto do líder de uma forma de implorando por comida. Caso o seu cão esteja lambendo o seu rosto e torno da hora em que ele tem o costume de comer, pode ser que você saiba que ele está pronto pra comer.