Se seu cão aparenta está um pouco embriagado logo após a cirurgia, não se preocupe, pois é um dos efeitos causados pela anestesias em cães. Felizmente os efeitos são apenas temporários e que será resolvido brevemente. Nesse momento o melhor a fazer é colocar o seu cão em local tranquilo e seguro, onde ele possa se descansar.
Como a anestesia em cães pode fazer com que os cães apresentem outros tipos de comportamentos, selecionamos as principais alterações que podem ocorrer:
Alterações comportamentais: Se por acaso o seu cão não esteja interagindo com as pessoas ou outros animais da casa, não se preocupe. Logo após anestesia geral é comum o cão ter mudanças comportamentais de forma temporária, e isso é solucionado dentro de alguns dias. Por isso, durante esse período evite estimular o seu cão a brincar ou deixe que crianças e outros animais de estimação a mexer com ele, não importa o quão confiável ele seja. Dê tempo para o seu cão se recuperar.
Moleza/apatia: Alguns cães se recuperam muito rápido da anestesia e chegam até voltar saltitante para casa, como se nada tivesse ocorrido, enquanto outros cães demoram dias para se recuperar. Será normal você ser o seu cochilar por longos períodos nesse momento. Por isso, você deve esperar o efeito da anestesia ser eliminado do sistema do seu cão, que pode levar de 18 a 24 horas.
Dificuldade em andar: O efeito da anestesia também permite que seu cão tenha dificuldade em andar, pois ele acaba não tendo percepção de profundidade. Nesse caso é importante manter o seu cão confinado em um local seguro e tranquilo para que ele possa se recuperar. Esteja pronto para ajudar o seu cão caso ele necessite de uma mãozinha para entrar e sair do carro, subir ou descer escadas ou em locais com obstáculos onde ele possa cair.
O cão pode sentir frio: Quando o seu cão chegar a casa o mantenha aquecido, utilize cobertores e uma cama quentinha, pois ele pode precisar de ajuda para manter o calor corporal. Como muitos anestésicos causam vaso dilatação, acaba fazendo com que o cão perca calor com maior facilidade. Por isso, nos primeiros dias após a anestesia geral, manter o cão em um local quentinho e acolhedor irá ajudá-lo a se recuperar mais rapidamente.
Náuseas: É normal o seu cão se sentir um pouco enjoado após a anestesia. Neste caso você deve dar apenas pequenas refeições e seguir as recomendações do seu veterinário e não se assuste com a falta de apetite do seu cão, pois ele irá votar em alguns dias.
Boa noite! Tenho um pug e da última vez que ele foi fazer limpeza de tártaro voltou pra casa ainda meio estranho, mas não apenas grogue. Ele fazia um som horrivel que parecia um berro de bicho sendo torturado e ficava se arrastando no chão, pois não conseguia andar ainda. Sempre que alguém pegava ele no colo ele berrava como um louco e tínhamos que colocar ele no chão, onde ele ficava se arratando (parecia que tava tentando nadar). Só se acalmava quando eu falava com ele e fazia carinho.
O que pode ter acontecido? Será que alguma coisa deu errado durante o procedimento, ou ele sofreu maus tratos? Ou isso pode ser normal no pós cirugico?
Muito obrigadaaa
Eu tbm fiz no meu cachorro um procecimento nos testiculos por conta de um tumor e ele ficou exatamente assim gritava , se arrastava que desespero a veterinaria disse ser normal e passar no dia seguinte
Meu pug teve que fazer uma obstrução na uretra pra retirar uma espécie de pedras que estava impedindo dele fazer xixi, ele levou anestesia inalatoria, voltou pra casa e teve que fazer uso de varios medicamentos durante 7 dias, voltou do veterinário grogue e permaneceu uma semana grogue mole se arrastando, levamos novamente ao veterinário e ele suspendeu uso de um medicamento fez ultrassom para verificar a uretra e tudo no quadro, mais teria que dar continuidade ao tratamento com os medicamentos, e o mais forte ele suspendeu pois suspostamente era por isso.. hoje faz 3 semanas meu pug tem dia sim dia não ele apresenta esse sintoma grogue se arrastejando andando errado só querendo dormir, sem forças .. é triste não sei oq faço