Cachorro pode tomar laxante?

0

Está na dúvida se o seu cachorro pode tomar laxante, fique tranquilo, vamos te explicar.

Os laxantes vendidos nas farmácias não são muito recomendados para os animais de estimação e pets em geral, ao menos que sejam indicados e prescritos por um médico veterinário de sua confiança. Apesar de ser um remédio bastante comum no dia-dia o uso de laxantes sem a orientação de um profissional pode levar a problemas de saúde graves, como desidratação, desequilíbrio eletrolítico e danos no sistema gastrointestinal. Em casos mais graves podem até mesmo ser fatais, no caso o laxante usado sem orientação pode mascarar um problema mais grave.

Se você suspeitar que o seu cachorro está com problemas de prisão de ventre ou constipação, você pode tomar algumas medidas paliativas que podem ajudar e até evitar a prisão de ventre no seu cachorro. A dica é para manter uma dieta equilibrada, fornecer água fresca e filtrada em quantidade suficiente e incentivar a atividade física no seu cão.

Confira alguns remédios caseiros e laxantes natural para seu cachorro:

Portanto, se você suspeitar que o seu cachorro está com problemas de prisão de ventre ou constipação, é fundamental procurar um veterinário para avaliar a causa do problema e indicar o tratamento adequado.

Água com limão: O limão é rico em vitamina C e é uma excelente fonte de ácido cítrico, que pode ajudar a estimular o movimento intestinal. Adicione o suco de meio limão a uma xícara de água morna e dê ao seu cão logo de manhã, em jejum.

Sementes de linhaça: As sementes de linhaça são ricas em fibras solúveis e mucilagem, que podem ajudar a amolecer as fezes e aumentar o movimento intestinal. Misture uma colher de sopa de sementes de linhaça em um copo de água dê ao seu pet.

Chá de ervas: Os chás de ervas como camomila, hortelã e hibisco podem ajudar a aliviar a constipação e aumentar o movimento intestinal. Dê ao seu pet o equivalente a meia xícara de chá de ervas três vezes ao dia.

Suco de ameixa: As ameixas secas são uma boa fonte de sorbitol, um laxante natural. Faça um suco com ameixas secas e dê para o seu pet.

Mas afinal, o que são fibras solúveis e insolúveis?!
Fibras solúveis: essas fibras dissolvem-se em água e formam uma substância gelatinosa no trato gastrointestinal. Elas ajudam a absorver água e amolecer as fezes, o que pode ajudar a aliviar a constipação.

Fibras insolúveis: essas fibras não se dissolvem em água e ajudam a aumentar o volume das fezes, o que pode ajudar a estimular os movimentos peristálticos do intestino e acelerar o trânsito intestinal.

Alimentos que são verdadeiros laxantes naturais para seu cachorro

Água: Manter o seu cão bem hidratado é fundamental para ajudar a promover a regularidade intestinal. Certifique-se de oferecer água fresca e limpa para o seu cão ao longo do dia.

Farelo de linhaça: O farelo de linhaça é rico em fibras solúveis e pode ajudar a amolecer as fezes e aumentar o movimento intestinal. Adicione uma colher de chá à comida do seu cão ou misture com água.

Abóbora: A abóbora é rica em fibras solúveis e é uma excelente opção natural para aliviar a constipação. Você pode adicionar purê de abóbora cozida à comida do seu cão.

Maçã: Uma maçã por dia pode ajudar a manter o seu cão regular, pois é uma boa fonte de fibras solúveis e pectina. Corte em pequenos pedaços ou rale antes de adicionar à comida do seu cão.

Mamão: O mamão é uma boa fonte de enzimas digestivas que podem ajudar a promover a regularidade intestinal e aliviar a constipação. Adicione um pedaço pequeno de mamão maduro à comida do seu cão ou misture com purê de abóbora cozida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here