Como cuidar de um animal de estimação que sofreu maus tratos

2

Este assunto é muito importante e vem ganhando cada dia mais destaque nas mídias sociais e jornais pelo mundo. Este artigo irá da algumas dicas de como você poderá cuidar de um animal que sofreu maus tratos ou algum tipo de agressão.

Quando o animal sofre maus tratos na sua infância, quando ainda é filhote, ele pode carregar alguns medos para o resto da vida, diferente dos animais mais velhos e adultos que tem uma facilidade maior para se livrar do trauma.

Alguns casos de maus tratos ocorrem das seguintes maneiras:

  • Desmame precoce, que e a retirada do animal de junto da presença da mãe, impedindo uma correta amamentação e sociabilização com seus irmãos.
  • Isolamento durante muito tempo, alguns cães são literalmente abandonados em quintais por muitos donos mal intencionados.
  • Restrição física se apresenta com muita frequência no caso de criadores de fundo quintal, eles mantêm uma serie de cães em um espaço mínimo, geralmente em gaiolas e visam apenas o comercio de filhotes.
  • Violência Física, em alguns casos os cães sofrem violência física, isso inclui pancadas e gritos.
  • Nestes casos citados acima o animal pode desenvolver um stress fora do normal e em alguns casos se tornar violento e medroso.

Como cuidar de um animal que sofreu maus tratos:

  • A etapa inicial para a recuperação da auto estima de seu cachorro é a necessidade dele se sentir seguro e amado pelo seu novo dono, e você pode fazer isso permitindo que ele se acostume com o carinho e o amor aos poucos, tudo tem seu tempo e o cachorro precisa deste tempo para adquirir confiança em você.
  • Construa uma relação do zero com seu animal, protegendo ele de qualquer situação de desconforto aparente.
  • Use o reforço positivo sempre, seu cão já sofreu muitos traumas, então use um tom calmo de voz, e o recompense sempre em que ele mostra melhoras no seu comportamento.
  • Quando for deixar seu cão sozinho, certifique-se de que ele esteja com uma energia tranquila e segura, deixe também objetos para sua distração, assim como água sempre limpa e alimentação.
  • Cuide para o conforto de seu novo animal, uma caminha quentinha é sempre bem vinda, principalmente para os animais que já sofreram tantos maus tratos, lembre-se que agora ele terá que ter amor e cuidado em dobro.

Seguindo esses passos básicos a recuperação de um animal que sofreu maus tratos, será mas rápida e surtira melhores efeitos.

2 COMMENTS

  1. Olá Bom dia – Por favor poderia me orientar? Meu Cão sofreu maltratos do primeiro dono, estava com costela quebrada, ai eu o adotei, mas ele tem muito medo não consigo passear com ele pois ele treme de medo, moro em apartamento Como faço para ele caminhar tranquilo? Grato…………….

    • Olá Pascuale,
      Em primeiro lugar gostaria de agradecer pela sua bela atitude, em resgatar um animal que sofria de maus tratos. Quanto ao medo que seu cachorro tem de andar na rua, isso pode ser reflexo de vários traumas, aí fica difícil apontar uma maneira correta de eliminar essa frustração do seu cachorro sem conhece-lo.

      É muito importante saber a origem do trauma, de como é sua relação com ele, qual a idade do animal, a quanto tempo você esta com ele, quanto tempo ele sofreu maus tratos…

      O mais indicado neste caso é você procurar sociabilizar o seu cão, uma ótima dica é procurar um Kennel Club próximo a sua residência. Lá o seu cachorro poderá receber ajuda especializada de alguns adestradores além de sociabilizar o seu cão com outros animais que visitam o local.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here