Por que meu cachorro cava e arranha o chão?

15

Todos os dias é a mesma coisa, seu cachorro fica cavando o chão sem parar. Às vezes isso ocorre até em pisos de cerâmica ou cimento, como também na cama antes de dormi. Veja a seguir, por que o seu cão tem o habito de cavar e arranhar o chão.

O cachorro costuma arranhar os locais por diversos motivos, os mais comuns são:
Unhas grandes:
Muitos cachorros tem o habito de arranhar o chão para cerrar as suas unhas, isso ocorre de maneira bastante natural. Dessa forma eles mantém as unhas no comprimento adequado, sendo que muitos cães não sabem diferenciar os tipos de piso, arranhando o chão desde pisos de cimento até o de cerâmica.

Genética:
Acredita-se que os cachorros arranham o chão simplesmente por ser um fator genético, pois os lobos mantêm o mesmo comportamento de arranhar a superfície do solo.

Conforto e temperatura:
Quando o seu cachorro esta cavando sua cama antes de deitar, ele na verdade esta amaciando e arrumando o local onde irá dormir, além de deixar o ambiente mais confortável eles produz uma onda de calor no local, o que deixa a superfície muito mais quentinha para dormir.

15 COMMENTS

  1. Meu cachorrinho foi levado pelo pessoal da Zoonose dizendo que estava com Leishmaniose só porque ele ficava cavando a minha garagem para diminuir as unhas se isso é um comportamento comum dos cães porque eles usam isso de desculpa pra levarem nossos cachorros alem do mais ele nem aparentava estar doente estava gordo e se alimentando normalmente, agora fiquei com dúvidas se ele estava ou não doente.

    • Nunca passei por isso de me falarem que meu ‘animal’tem que ser retirado por isso é aquilo mas deve ser horrível,meus sentimentos e tem toda a razão de estar na dúvida, será que o rapaz do zoológico que ficou milionário,no ramo das telecomunicações sabia mesmo lidar com o seu 1°emprego.

    • Olá! Se em algum momento o centro de zoonose afirmar que tem de levar o seu carro porque ele tem algum tipo de doença, faça um exame particular de contra teste. Já vi muitos cães que não estavam doentes e o centro de zoonose afirmando o contrário, não sei por qual interesse e nem mesmo vou levantar suspeitas por este meio de comunicação, mas o fato de já ter acontecido isso faz os cidadãos ficarem mais atentos com essas questões. Não deixem levarem seus animais, sem antes fazer um exame de confirmação em clínica particular paga pelo próprio proprietário do cão.

  2. Como vc permitiu isso? !Eles nao podem levar seu cao sem sua permissao. So porque acham qualquer coisa. Sem um exame comprovando. E vc e que teria que fazer. Eles agiram contra a lei e vc deve tentar resgatar seu cao se ainda der tempo. Ou exigir na justica uma resposabilizacao crriminal contra quem fez isso e ate indenizacao, que e o que menos importa, mas a vida do cachorro. Ate porque agora e proibido sacrificar o animal mesmo que tenha mesmo a leshimaniose os veterinarios ja estao autorizados a tratar. Mesmo quando era proibido eles tratavam assim mesmo, quanto mais agora que a lei permite. E quem decide isso e o dono do cachorro ju to com o veterinario e nao a zoonoze. A sua residencia e inviolavel. Eles nao podem entrar e levar de qualquer jeito.

  3. Minha filhote arranha o chão o tecido do sofá a cama e fica bem bravinga qdo está fazendo isso. Parece nervosa agitada, ai depois vai beber água e volta ao normal

    • A minha de uns dias pra ca tbm não para de arranhar o chão de cerâmica e a cama ela chora quando faz isso eu to mto preocupada não sei se e normal da raça mesmo ou se ela esta com algum problema 🙁

  4. Minha cadela pariu tem 5 dias , antes de ganhar os filhotes ela ficou arranhando o chão , como dizem fazendo o ninho , depois que ela pariu ela continua com o mesmo hábito , seja na cerâmica ou no local onde tá os filhotes , alguém pode me explicar isso ?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here