Porque meu cão está lambendo o chão?

10

Recentemente o mascote aqui do blog Bruce, um Labrador preto de 4 anos de idade e ficou lambendo o chão sem parar, o que nos assustou bastante, imediatamente ligamos para a clínica veterinária, onde um veterinário acredito que recém formado não soube explicar e relatou que nunca tinha visto um episodio como esse em toda a sua carreira profissional, orientou que Bruce fosse levado a clínica imediatamente.

Resolvemos esperar um pouco mais, já que ele não apresentava outros sinais mais graves, como um engasgo ou algo mais sério.

Logo de inicio achamos que eram gases ou algum desconforto abdominal, fizemos massagem em sua barriga e no seu pescoço o que fez ele vomitar uma gosma branca com muitos pelos, já que ele estava lambendo o chão a cerca de 1 hora, demos também um remédio anti gases para ele, o que fez ele arrotar bastante.

Então, a pergunta – “Porque o meu cachorro está lambendo o chão sem parar durante muito tempo?”

Consultando um veterinário já experiente fomos informados que, quando os cachorros sentem algum desconforto abdominal eles tendem a provocar o próprio vomito, neste caso lamber o chão ou comer grama, o que ajuda no processo de provocar um vomito forçado. Esta auto defesa canina vem de milhares de anos atrás, passando geneticamente de geração em geração.

Quando o cachorro come algo que não faz bem a sua saúde, ou apenas comem rápido de mais pode ocorrer uma fermentação inapropriada o que gera gases em seu estomago, e todos nós sabemos o quanto os gases incomoda.

Então, se seu cachorro apresentar este sintoma, realize os procedimentos citados acima, e espere um pouco até a ida ao veterinário.

*** Caso você perceba que ele não esta melhorando, e se seus sinais vitais estão comprometidos ou você não possui experiência com cachorros, o indicado é realmente levar o seu animal imediatamente a uma clínica veterinária.

10 COMMENTS

  1. Olá, meu cachorro está assim. É desesperador, é incrível mais o nome dele é Bruce também. No momento ele está assim, ja tentei de tudo e não adiantou! Boa sorte para mim!

    • Quando acontece isso com a minha cachorrinha eu corria e levava ela para grama, ela come muito e depois elimina através de vômito ou fezes.

  2. A minha yorkshire tá assim, mas não é só depois que come não. Será que é fase ou é grave?
    Sou mãe de primeira viagem e fico preocupada com tudo rsrs

  3. Tenho um Shitzu q lambe o chão por uns 3 min todas as vezes q termina de comer e tem ótima saúde. No início achava estranho, hj me acostumei.

  4. Meu poodle passou umas duas horas lambendo o chão e comendo grama e estava engasgado tbm vomitando uma espuma Branca dei buscopam Mas demorou a melhorar passamos a madrugada acordados com Ele e amanheceu melhor mas exausto tadinho

  5. O meu aconteceu exatamente assim, (Etto) labrador/ pitbul mestiço preto. Ele começou lambendo chão, embaixo dá pia, cantos com teia de aranha e pêlos dele mesmo. No dia anterior parecia engasgado. No dia do ataque ele teve 2 vômitos. Depois do primeiro ficou impaciente entrava e saia de casa parecendo cansado. Fizemos umas massagens e batemos na barriga, demos pão etc. Depois vomitou tuuuuuuuudoooooo. Depois demos um ovo, p tentar alimentar já que ele estaria c estômago vazio. Depois já não parecia mais cansado e ofegante. Foi um sufoco.

  6. Meu cachorro está lambendo o chão e ja observei que ele tem horas que fica com a língua bem vermelha .

    O que pode ser?

  7. A minha sempre tem essas crises. Começa do nada. Lambe o chão por horas madrugada adentro aí vomita mas demora mto a melhorar. Já fizemos exames e não deu nada. Damos luftal e buscopan. Problema eh que as vezes vomita o remédio e não podemos repetir a dose. Cada crise eh um sufoco. Eh uma shitsu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here